sábado, 28 de março de 2009

Faculdades federais podem ter vestibular único neste ano

O Ministério da Educação está estudando a hipótese de substituir os vestibulares das Universidades Federais pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).



Pela nova regra, o vestibular unificado para acesso às Universidades Federais pode começar ainda este ano e, se for aceito pelos reitores, poderá ser aplicado em outubro.



A principio esta nova regra é válida para as Universidades Federais contudo, as instituições particulares que desejarem também podem aderir ao novo modelo.



Segundo Fernando Hadad, Ministro da Educação, o modelo que está sendo pensado no MEC inclui uma ampliação do Enem. "Hoje, a prova contém 63 questões objetivas e uma redação. Queremos uma prova que combine o vestibular e o Enem, corrigindo as distorções. O Enem pergunta bem, mas carece de conteúdos. O vestibular tem conteúdo, mas distorce na hora de perguntar. Queremos julgar a capacidade analítica do estudante."



Ontem, em reunião com a direção e a comissão de desenvolvimento acadêmico da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a proposta foi apresentada pela primeira vez a um grupo de reitores das federais.



Devemos ficar atentos as possíveis mudanças que virão por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário