O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente sócio-educativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.
O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.
Para isso, o assistente social utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais, entre outros.
O assistente social é responsável por fazer uma análise da realidade social e institucional, e intervir para melhorar as condições de vida do usuário. A adequada utilização desses instrumentos requer uma contínua capacitação profissional que busque aprimorar seus conhecimentos e habilidades nas suas diversas áreas de atuação. (fonte: Conselho Regional de Serviço Social/RJ).
Segundo pesquisa do Conselho Regional de Serviço Social o setor público é o que mais emprega assistentes sociais, seguido das grandes empresas. Nas empresas privadas, a maior parte dos assistentes sociais trabalha na área dos recursos humanos. O salário médio inicial é de R$ 862,00.
O curso dura em média quatro anos e possui disciplinas específicas da área das ciências humanas como psicologia, história, sociologia, entre outras que darão suporte às disciplinas específicas como história do serviço social, metodologia do serviço social, política social, administração, economia, serviço social de caso, serviço social de grupo, serviço social de comunidade, teoria do serviço social, ética profissional, estágio supervionado, direito e legislação social.
No Rio de Janeiro as universidades que públicas que oferecem o curso de Serviço Social são: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário